2017 o ano em que descobri o gim-tônica!
Eu adoro experimentar novos drinques! Curto olhar o bartender e sua alquimia, a profusão de cores dentro do copo e a surpresa de sabores. Pois surpresa pra mim foi descobrir o Gim-Tônica e suas possibilidades.
O coquetel nasceu de uma necessidade dos soldados britânicos. Para evitar a malária precisavam consumir o quinino – um alcalóide com funções antitérmicas e analgésicas – mas como o tônico com o quinino era muito amargo, misturavam o produto ao Gim. Difundido na Europa, virou um classico: gim, água tônica (que tem origem no quinino) e uma rodela de limao.
Eu nunca fui muito fã da bebida, realmente não me chamava a atenção, mas na última ida a Portugal, em fevereiro de 2017, descobri essa maravilha! O gim-tônica está em alta por lá e essa moda já aterrissou no Brasil.
A nova e criativa forma de tomar a bebida começou a invadir Portugal em 2012. Nos bares era comum ver pessoas com largos copos na mão e não havia restaurante que nao tivesse o drinque na sua carta. O sucesso foi tanto que até foi criada uma data para sua celebração! O Dia Nacional do Gim, comemorado no primeiro sábado do verão!
Bares específicos da bebida, como o Gin Lovers, que fica num palacete no bairro Príncipe Real, em Lisboa, cursos, livros, há todo um mercado que gira em torno do coquetel em Portugal. Eu mesma fui ao bar e me encantei com a diversidade de marcas de Gim e suas criação.
Me abasteci com algumas ferramentas e especiarias e com um livro extraordinário de Miguel Somsen, criador da Gin Lovers e autor do beste-seller “Vamos beber um Gin”? e do fotojornalista Gonçalo Villaverde. É uma aula da bebida através da historia de dezenas de bartendes e mixologistas do país. Há receitas surpreendentes com gim-tônica feito a partir de chá de framboesa e maracujá ou nata e xarope de amêndoas.
Mas fazer um gim-tônica em casa é muito fácil. Basta respeitar as proporções, ter um bom gim e tônica de qualidade. E aqui ja temos um prejuízo: é impossível encontrar água tônica em garrafa em Porto Alegre e todo mundo sabe como a lata interfere no sabor de qualquer bebida né? Mas se não há, não há!
Então vamos lá pra fórmula básica do gim: coloque bastante gelo num copo largo (para que a bebida possa respirar e liberar seus aromas). Com uma colher Bailarina (se não tiver, pode usar uma colher comprida) mexa bem para gelar o copo (o gelo deve estar firme para aguentar no mínimo 20 minutos sem derreter). Se um pouco da água do gelo se formou no fundo do copo, descarte-a. Em seguida coloque uma parte de gim para quatro de tônica. A partir daí, solte a sua imaginação! Você pode seguir a receita clássica e acrescentar apenas uma rodela de limão ou investir em especiarias como zimbro, pimenta da Jamaica, frutas diferentes e ervas aromáticas.
Quer ver a minha receita básica de gim-tônica? Clique aqui.
“ Vamos Fazer Isso em Casa? Segredos, truques e receitas dos melhores bartenders, mixologistas e gin lovers em Portugal”. Miguel Somsen e Gonçalo Villaverde. Editora Casa das Letras e Gin Lovers.
Gin Lovers Príncipe Real – Praça do Príncipe Real 26 – 1250-184 Lisboa
Embaixada Concept Store
Rafael Breda
19 de dezembro de 2017 @ 09:35
Belo local…
Lúcia Mattos
19 de dezembro de 2017 @ 14:51
É um lugar incrível Rafael, com uma carta de mais de 50 tipos de gim-tônica, comidinhas deliciosas e cursos rápidos sobre a bebida. Bem legal!