Instalação interativa sobre o fim da humanidade em Rio Preto!
Imagine você estar passeando num shopping, tranquilamente, e se deparar com uma performance artística… Uma intervenção na qual você pode, inclusive, participar e colaborar? Pois esta é a proposta do Agrupamento Núcleo 2, de São José do Rio Preto, no noroeste paulista, que quer a ajuda do público na construção do seu próximo projeto.
O trabalho faz parte das ações para criação do espetáculo multimídia “Galeria para Cemitérios”, ambientado no futuro, que utiliza como pretexto a montagem de uma exposição de arte contemporânea voltada aos mortos para debater questões atuais, como a insensatez. Utilizando a tecnologia binaural (um recurso sonoro que simula como os sons são captados pelo ouvido humano) os espectadores podem acompanhar a narrativa com fones, o que possibilita uma imersão maior na trama.
A perfomance “Laboratório de Memórias” vai ser apresentada neste sábado no Shopping Rio Preto e é a segunda parte de uma série de quatro intervenções inéditas que vão resultar no espetáculo “Galeria para Cemitérios”, com previsão de estreia em julho. A primeira intervenção, intitulada “Operação Mausoléu”, foi realizada no dia 5 de maio, na avenida Brigadeiro Faria Lima e proximidades. O Zoológico Municipal, dia 26 de maio, e o Cemitério de Bady Bassitt, em 9 de junho, serão palco das próximas intervenções.
“Laboratório de Memórias” reúne performers confeccionando “pedaços” do que sobrou da humanidade. Na obra, quatro atuadores transformam em “arte” objetos captados no passado. A instalação acontece em silêncio. Os operadores constroem, reformam ou restauram objetos para, futuramente, serem instalados em cemitérios. Estão em cena os atores Cássio Henrique, Ronaldo Celeguini, o bailarino Vinícius Francês e o diretor Jef Telles que explica: “o objetivo é contar com a ajuda do público para construir futuramente o espetáculo”.
Integram ainda a equipe Marcelo de Castro, na trilha sonora, Luis Fernando Lopes, na iluminação, Jorge Etecheber, na fotografia e Daniela Honório, na produção. O projeto foi contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, e selecionado para integrar a programação do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, o FIT Rio Preto 2018, que acontece entre 5 e 14 de julho.
“Laboratório de Memórias”, intervenção urbana/instalação do projeto “Galeria para Cemitérios”
Sábado – dia 19 de maio, a partir das 16h – Praça 1 de eventos – Riopreto Shopping – Av. Brg. Faria Lima, 6363 – São José do Rio Preto
Gratuito