Meu cuscuz marroquino de Natal!
Natal nos trópicos não é fácil… aqui no hemisfério sul copiamos um ritual todo construído para os países de cima do mapa, com uma noite fria, todos dentro de casa perto da lareira. Papai Noel cheio de roupas e uma mesa com muitas comidas calóricas para aquecer.
Ainda bem que por aqui muita gente já se deu conta disso e adapta a ceia de Natal ao nosso clima, incluíndo saladas e comidas mais leves. Geralmente lá em casa fazemos um peru assado acompanhado de uma geleia feita em casa (a minha preferida é a geleia de damascos frescos, cuja receita tu podes conferir aqui), uma quiche, um tender (que minha sogra não abre mão), uma salada de pepino japonês que só minha mãe sabe fazer e cuscuz marroquino.
Desde que aprendi a fazer cuscuz, ele nao sai da minha ceia. É muito leve, fácil de fazer e prático, pois podemos usar os ingredientes que temos em casa e o melhor: dá pra deixar pronto cedo pois ele fica ótimo servido frio. Perfeito para uma refeição num dia de calor! Neste Natal quem me ajudou a fazer o cuscuz foi o Valentim. E ele achou bem fácil.
O grande truque do cuscuz eu aprendi com o maravilhoso chef Mamadou Sène, senegalês formado em gastronomia na França, que vive ha muitos anos no Brasil, em Porto Alegre. Ele me ensinou a usar manteiga gelada para finalizar o cuscuz e isso faz toda a diferença. Quer ver?
Aqui vão os ingredientes necessários para fazer meu cuscuz de Natal:
– 250 gramas de cuscuz marroquino
– 250 gramas de caldo de galinha ou legumes
– 50 gramas de azeite de oliva
– páprica picante
– manteiga gelada cortada em cubos
-meia xícara de hortelã fresca picadinha
Para o preparo:
– ferva o caldo de galinha ou legumes em uma panela média junto com o azeite de oliva e a páprica.
– depois de ferver, acrescente ao caldo o cuscuz, desligue o fogo e mantenha a panela tampada. Conte 5 minutos. Nem mais, nem menos.
– destampe a panela e vá soltando, com um garfo, o cuscuz. Depois de soltinho, acrescente a manteiga (que deve estar bem gelada). Eu uso cerca de 50 g de manteiga.
– leve a panela de volta ao fogo baixo e mexa bem até derreter a manteiga.
– tire do fogo e acrescente os ingredientes ao seu gosto. No dia-a-dia sirvo o cuscuz com legumes cozidos como uma salada, com ervilhas e cenoura por exemplo. Neste cuscuz natalino, coloco passas de uva escuras, damasco picado e castanhas de caju.
– finalize com a hortelã picada. Você pode servir quente ou frio. Fica bem colorido e uma delícia!