Que tal um pão de ervas neste Dia do Pão?
Hoje é o Dia Mundial do Pão, um dos alimentos mais antigos e importantes da história da humanidade.
A data, celebrada hoje, foi instituída em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros, uma homenagem ao pão e sua história, que remonta há mais de 6 mil anos, no Egito. A partir daí os egípcios se dedicavam tanto ao produto, considerado um símbolo de poder, que se tornaram conhecidos como “comedores de pão”.
Segundo os historiadores, os pães eram consumidos crus e só passaram a ser assados devido a “acidentes”, como a queda de massa sobre pedras quentes ou fogueiras. Com o entendimento do processo de fermentação, as técnicas e o pão se espalharam pelo mundo, inclusive pelo Brasil, onde chegaram com os portugueses, junto com o plantio do trigo iniciado com sementes trazidas do país europeu.
Eu sou fã de pães e confesso que depois que comecei a estudar gastronomia, passei a entender a diferença de se preparar o alimento em casa, de forma mais natural possível. Hoje sempre que posso, faço pão em casa e isso faz a diferença num café da manhã no final de semana ou recebendo amigos para um jantar.
Por isso, celebrando a data, decidi compartilhar com vocês minha adaptação para uma das primeiras receitas que aprendi no meu Curso de Chef profissionalizante da Escola de gastronomia Le Grand Chef aqui em São José do Rio Preto. Um pão de ervas delicioso, que serve tanto para um lanche da tarde, como de entrada num jantar. Acompanhado de uma manteiga saboreada então, fica especial!
Espero que gostem!
Ingredientes:
- 400 g de farinha de trigo
- 240 g de água
- 15 g de sal
- 15 g de fermento fresco
- 10 g de acúcar
- 10 g de manteiga sem sal
- 1 gema
- 1 colher de cafezinho de alho em pó
- 1 colher de cafezinho de cebola em pó
- 1 colher de sobremesa de manjericão seco
- 1 colher de sobremesa de orégano seco
- 1 colher de sobremesa de tomilho fresco
Modo de Fazer:
- Colocar a farinha de trigo num bowl e acrescentar o sal e o açucar e misturar bem. Abrir um buraco no meio da farinha e incorporar o fermento, mexendo bem.
- Acrescentar a gema, a manteiga e ir dando o ponto com a água.
- Colocar a massa sobre uma superfície enfarinhada e sovar por cerca de 10 minutos, incorporando aos poucos as ervas.
- Se preferir, pode colocar o alho em lâminas, já fritinho. As ervas também podem ser frescas. Certamente seu pão ficará mais saboroso, mas, por outro lado, ele terá uma validade menor. É uma escolha a fazer!
- Depois que a massa tiver sido sovada e estiver bem homogênea, cubra com um pano e deixe descansar por uns 10 minutos ou até dobrar de tamanho.
- Passado este tempo, divida a massa em 2 ou 3 pedaços, dando o formato que deseja aos pães. Deixe fermentar por 40 minutos.
- Pincele com uma gema de ovo dissolvida em 2 colheres de sopa de água e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos.
- Resfrie o pão sobre grelhas e sirva com manteiga saborizada. A minha eu preparo deixando um tablete de manteiga em temperatura ambiente. Depois misturo a manteiga com o que eu quiser. Pode ser com sal grosso e alecrim fresco, com manjericão, com cebolinha picada… Misturo bem, envolvo num plástico filme dando o formato e coloco na geladeira até firmar. Na hora de servir corto em rodelinhas e coloco sobre o pão quentinho! Hummmmm!