Risoto de camarão, laranja e gengibre e minhas variações
Eu adoro esse risoto. Aprendi há muitos anos no Panelinha, site da Rita Lobo que eu adoro e me inspira muito com seu jeito decidido e prático de cozinhar coisas simples e gostosas!
Desde então, o risoto de camarão, laranja e gengibre é um dos pratos que mais gosto de fazer pra minha família porque é facílimo de preparar e fica uma delícia com o sabor docinho da laranja.
Mas como sempre, vou adaptando as receitas pro meu gosto e incluíndo algumas variações. Como adoro camarão, aqui as variações foram para o tipo de fruta a usar e a inclusão de folhas frescas na finalização do risoto. A receita original indica a utilização de suco de laranja, mas o suco de bergamota também fica espetacular nesse risoto porque deixa um sabor ainda mais doce e marcante no prato. Outra variação que gosto é incluir folhas frescas de mini-agrião ou mini-rúcula na hora de servir. Quebra o doce da fruta e ainda dá uma cor incrível ao risoto.
Vamos fazer?
Para 4 pessoas você vai precisar de:
– azeite de oliva
– 3 colheres de sopa (generosas) de gengibre bem picadinho
– 600 g de camarões de médios para grandes limpos e crus
– 4 colheres de sopa de manteiga
– 1/2 xícara de chá de cebola picada
– 2 xícaras de chá de arroz arbóreo
– 1/2 garrafa pequena de vinho branco seco
– 1 xícara de chá de suco de de laranja, bergamota, ou pomelo
– 1,5 litros de caldo de peixe (se for usar cubos, dissolver dois tabletes é o suficiente)
– raspas da fruta que usar
– sal e pimenta moída na hora (eu uso um mix de pimenta-rosa, branca e preta)
O Preparo:
– Numa frigideira aqueça o azeite em fogo médio. Junte o gengibre e refogue rapidamente até começar a soltar aquele aroma bom! Acrescente os camarões em partes, de maneira que dê para grelhar de um lado por uns dois minutos e depois virar e grelhar o outro lado por mais uns dois minutos. Esse é um dos toques especiais deste risoto: grelhar os camarões com o gengibre, fica um sabor incrível! Não esqueça que aqui não dá pra errar! Os camarões tem de ser grelhados primeiro de um lado, depois do outro em, no máximo, 4 minutos. Mais do que isso ficarão borrachudos. Desligue o fogo, transfira os camarões e o gengibre para um prato e reserve.
– Leve uma outra panela, menor, com o caldo de peixe ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e, então, comece a fazer o risoto.
– Em outra panela, maior, em fogo baixo, coloque 2 colheres de sopa de manteiga. Quando a manteiga derreter, refogue a cebola picada até que fique transparente.
– Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.
– Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, acrescente o suco da fruta escolhida e misture.
– Comece a adicionar o caldo de peixe e vá fazendo isso aos poucos, mexendo sem parar. Repita isso por cerca de 20 minutos, acrescentando o caldo sempre que estiver quase secando. Confira o sal.
– Quando o risoto estiver no ponto (cremoso mas com os grãos do arroz al dente) e ainda com um pouco do caldo, adicione o camarão refogado, o gengibre e as raspas da fruta.
– Misture bem e desligue o fogo. Acrescente o restante da manteiga e misture.
– Sirva e, se quiser incluir as mini-folhas de agrião ou rúcula, a hora é agora.
– Depois é só servir.