Salada Caprese quente para impressionar!
No meu último aniversário, em novembro passado, comi uma salada quente deliciosa na Trattoria La Madunina, em Ribeirão Preto. Aliás, recomendo muito o restaurante para quem estiver pela região. O atendimento é ótimo e os pratos saborosos. Parece casa de vó italiana!
A salada quente me surpreendeu por ser uma espécie de Caprese desconstruída, muito diferente. Fiquei com vergonha de pedir a receita, então, aproveitando minhas aulas no Curso de Chef Profissionalizante que estou fazendo aqui no interior de São Paulo, resolvi experimentar, combinar ingredientes e criar minha própria receita.
Ela é bem fácil, embora suje algumas panelas, mas fica muito saborosa e, com um bom empratamento, fica linda! Ideal para servir de entrada num jantar mais refinado. Você vai impressionar!
A quantidade a seguir rende duas saladas individuais.

Ingredientes:
– 2 Tomates maduros e bonitos
– 2 burratas (queijo mozarela de búfala recheado com massa fresca de mozarela e creme de leite fermentado. Fácil de encontrar no supermercado ou em laticínios).
– Creme de leite de caixinha
– Manjericão fresco
– 2 xícaras de vinagre balsâmico
– flor de sal, azeite de oliva e pimenta-do-reino moída na hora
Modo de Preparo:
– Comece pela redução de balsâmico: coloque o vinagre balsâmico em uma panela pequena e cozinhe em fogo médio até que o vinagre tenha sido reduzido à metade e esteja mais encorpado. Para 2 xícaras de vinagre balsâmico demorou cerca de 30 minutos. Rende 1 xícara de redução. Reserve.
– A segunda etapa é da burrata. Vamos fazer uma especie de creme da burrata. É simples. Em uma panela pequena, de preferencia antiaderente, derreta as duas peças de burrata em fogo muito baixo e mexendo sempre. Esse creme precisa ficar encorpado, mais grossinho, mas se achar necessário, dissolva em um pouco de creme de leite. Para cada 100 g de burrata, coloque 20 gr de creme de leite, no máximo. Reserve.
– Para os tomates: corte-os ao meio, tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira bem quente, ou numa chapa, sele os tomates (a parte do corte) até ficarem tostadinhos.
– A montagem: pincele o fundo de um prato (fundo de preferência) com a redução de balsâmico. Sobre o balsâmico, coloque uma concha do creme de burrata. Sobre ela coloque os tomates e tempere tudo com azeite, flor de sal ou sal grosso. Decore com folhas de manjericão.
Sirva enquanto estiver quentinha!