Viajando com Lillet!
Já que não dá pra viajar no momento, eu ando “viajando” do jeito que posso e matando a saudade dos lugares que amo e tentando imaginar os que não conheço. Faço isso olhando fotos de viagens, meus diários – sim, eu tenho diários das minhas viagens! – ouvindo playlists, vendo filmes e através da gastronomia, provando pratos e bebidinhas que marcaram cada passeio. Embora eu seja louca pela França, não conheço o sul do país e leio muito sobre essa região, já sonhando com o dia em que for pra lá…. Numa dessas leituras, descobri o Lillet Blanc.
Você já ouviu falar deste aperitivo vintage? Apesar de não ser novidade por lá a bebida virou febre no último verão europeu e a boa notícia é que enfim chegou ao mercado brasileiro. O Lillet – pronuncia-se “lilê”– surgiu na vila de Podensac, no sul de Bordeaux, onde é produzido desde 1972.
É uma espécie de vinho com licor de frutas e é feito com um blend de três uvas da região: Semmillon, Grenache e Sauvignon Blanc, ervas, especiarias e frutas cítricas, mais especificamente laranjas doces do sul da Espanha, laranjas amargas do Haiti e laranjas verdes do Marrocos (achei chiquérrimo!) – tudo em barris de carvalho. O teor alcoólico é 17%, portanto maior que os vinhos tradicionais mas bem menor que bebidas como vodca e gim. Tem um sabor frutado e bem aromático, é leve e fresco por isso cai muito bem em noites quentes.
Não é a primeira vez que o aperitivo faz sucesso. Nos anos 50 a duquesa de Windsor pedia sempre uma dose nos hotéis onde se hospedava em Londres e Paris. Lillet também era muito pedida pela eterna primeira-data americana Jacqueline Kennedy e é a bebida preferida do chef francês Alain Ducasse. Há uns anos atrás, o coquetel ganhou as telas embalado pela franquia de 007 por causa da cena em que James Bond entra no Casino Royale e pede um Vesper, – em homenagem à agente Vesper Lynd, drinque que ele mesmo acaba ensinando ao barman…
Vesper Lillet:
- 1/2 medida de Lillet Blanc
- 3 medidas de gim
- 1 medida de vodca
- 1 limão siciliano
- gelo
- Coloque o Lillet, o gim e a vodca na coqueteleira, adicione gelo e agite vigorosamente. Despeje num copo, esprema a casca de limão e coloque a casca no copo para decorar.
A receita clássica combina 50 ml de Lillet, 100 ml de tônica, 1 rodela de laranja e muito gelo. E há quem troque a laranja pelo limão Taiti.
Eu resolvi experimentar a Lillet Vive, uma das versões mais conhecidas:
- 60 ml de Lillet Blanc
- 100 ml de gim-tônica
- 1 morango
- formas de hortelã
- 1 fatia fina de pepino
- gelo
- Comecei colocando bastante gelo no copo e mexendo para gelar o copo. Acrescentei o Lillet e a tônica. Mexi bem. Coloquei a fatia de pepino na lateral do copo, o morango dividido ao meio e folhas de hortelã.
Ainda tem a opção da maravilhosa Rita Lobo. Olha como ela faz:
- 1 dose de Lillet
- 2 doses de club soda
- 1 tira longa de casca de laranja
- 2 galhos de alecrim
- gelo
- Esfregue 1 galho de alecrim no interior do copo. Com uma pinça, segure o mesmo galho de alecrim dobrado ao meio e aproxime da chama do fogão. Deixe o alecrim chamuscar até começar a soltar fumaça. Apoie o alecrim chamuscado na tábua e cubra com o copo virado com a boca para baixo – assim a fumaça do alecrim fica presa e passa o sabor de defumado ao copo. Deixe o copo absorvendo os sabores enquanto corta a tira de casca de laranja. Com um descascador de legumes corte uma tira longa da casca de laranja. Coloque a tira de casca dentro do copo defumado (sem o alecrim chamuscado). Adicione o lillet, cubos de gelo e complete com o club soda. Sirva a seguir com o outro galho de alecrim fresco.
Embora o preparo seja bem parecido com um gim-tônica, por causa do sabor muito frutado o drinque lembra bastante um clericot, o que nos dá nos dá muitas opções de preparo com as frutas deliciosas que temos aqui no Brasil.
Experimente, crie o seu drinque com Lillet Blanc. Você vai ver como a bebida é aromática, saborosa e refrescante!
Thalles Meneses dos Santos
23 de junho de 2021 @ 12:41
Oi. Vou fazer o lilet para minha amada.
Obrigado!