Artista plástico Marcelo Pferscher apresenta seus “Fragmentos Cromáticos” em Porto Alegre
Será no próximo sábado, na Galeria Duque, a abertura da exposição Fragmentos Cromáticos, de Marcelo Pferscher. A mostra apresenta 18 obras e marca uma nova fase no trabalho do artista, iniciada em 2017. A série Fragmentos, que ele apresentará pela primeira vez, é o resultado de uma pesquisa iniciada em 2017. Segundo Marcelo é um processo “desconstrução projetual, estrutural e cromática”. O que ocorre é a construção e desconstrução do trabalho inúmeras vezes nos campos do desenho, do digital e do objeto até chegar à pintura. A curadoria está a cargo da arquiteta, urbanista e designer, Daniela Giovana Corso, que fez também a tutoria da mostra anterior de Marcelo, Anatomia do Retrato, ano passado. Ela explica que “o trabalho é pensado no desenho, planejado no estudo das geometrias, materializado na construção dos objetos e conscientizado na desconstrução destes.” Segundo ela até a escolha das cores é fragmentada. E há um estudo profundo do artista na questão cromática, não só no âmbito da cor especificamente, mas também na forma como ela é distribuída no espaço da tela.
Cuidando pessoalmente da montagem da mostra, Marcelo Pferscher falou ao site www.luciamattos.com sobre a expectativa do encontro da sua obra com o público: “o momento da exposição sempre é uma alegria. É quando tudo começa a tomar forma e a adquirir um sentido maior. Venho trabalhando na produção desta nova série durante todo o ano de 2018 e poder ver todas as obras reunidas no mesmo espaço sempre é fantástico. Isto traz uma nova percepção do todo. E é somente neste momento que uma obra se torna completa.”
Marcelo Pferscher nasceu em Porto Alegre, em 1971 e começou cedo sua relação com a arte influenciado pelo pai, o artista plástico austríaco Benno Pferscher. Trabalha há muitos anos com ilustração e design, no seu premiado estúdio, que tem entre os clientes empresas como Coca Cola, Nestlé, Basf, Ambev e Walmart. Desde de 2015 vem trabalhando mais intensamente na sua produção artística autoral.
Fragmentos Cromáticos vai ser inaugurada no próximo sábado, 22 de setembro, às 15h, e seguirá com visitação aberta ao público até 14 de novembro, com entrada franca.
Fragmentos Cromáticos – de Marcelo Pferscher
de 22 de setembro a 14 de novembro
Abertura: 22 de setembro – das 15h às 17h
Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30 e aos sábados das 10h às 17h
Galeria Duque (Rua Duque de Caxias, 649 – Centro Histórico – Porto Alegre)
Entrada Franca