As cocottes: fáceis e versáteis!
Eu sou fã de cocottes. Acho um prato versátil, saudável e que impressiona com uma bela apresentação.
Aprendi a fazer cocotte com os livros da Rita Lobo, de quem sou admiradora. Depois o prato fez parte de uma aula que tive com a chef Arika Messa em Porto Alegre. Virei mais fã ainda pela simplicidade e facilidade do prato. A partir daí comecei a fazer cocottes a toda hora! Podia ser de improviso com o que tinha em casa, em um café da manhã especial, apenas com ovos, ou numa janta com um refogado especial, com cogumelos, por exemplo!
A origem é francesa e o nome correto é ovos em cocotte! O prato nada mais é do que ovos com creme de leite assados em banho-maria no forno. Mas o divertido é você criar suas próprias receitas, com sobras do que tem em casa, ou ingredientes que você aprecia. As cocottes combinam muito bem com alho-poró, tomates e manjericão. O ideal é prepará-las nas lindas tigelas especificas para o prato, em ramekins (aqueles potinhos de cerâmica individuais) ou em potes pequenos que possam ir ao forno.
Nesta semana eu decidi fazer cocottes de filé mignon e tomates aqui em casa. Era só eu para jantar mas estava com vontade de comer bem, uma comida quentinha e acolhedora, então fui fazer cocottes!
Compartilho agora com vocês a receita para uma pessoa.
Ingredientes:
– 1 bife pequeno de filé mignon bem picadinho
– 1 tomate picado
– 1 dente de alho picadinho
– menos da metade de uma cebola pequena picada
– 50 ml de vinho branco
– 1 ovo
– creme de leite fresco
– sal e pimenta
– noz-moscada
– salsinha
Modo de preparar:
– Começamos refogando a cebola e o alho numa frigideira. Depois acrescentamos a carne e temperamos com sal e pimenta. Lembre-se que como a cocotte ainda irá para o forno é bom deixar a carne um pouco mal passada. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Reserve.
– Refogado pronto, ligue o forno pra pré-aquecer e vá montando a cocotte. Numa tigela ou ramekin coloque o refogado de carne. Depois acrescente o tomate bem picadinho. Tempere com sal.
– Quebre o ovo sobre a mistura delicadamente.
– Por cima coloque umas três colheres de sopa de creme de leite e tempere com sal e pimenta e uma pitada de noz moscada.
– Finalize com um pouco de salsinha e (se quiser) queijo ralado.
– Coloque para assar em banho-maria (ou não, já fiz das duas maneiras). Colocando o ramekin direto na grelha do fogão a cocotte fica pronta em aproximadamente 8 a 10 minutos. Se for em banho-maria demora um pouco mais, em compensação ela fica mais suculenta. A cocotte está pronta quando o ovo estiver com aspecto de cozido, com a gema amarelo forte.
É só tirar do forno e servir. Se você fizer as cocottes tradicionais, apenas com ovos, temperos e creme de leite, sirva acompanhada de torradinhas. Fica uma delícia!
Simone Muller
5 de novembro de 2018 @ 18:08
Lucia, muito legal o teu site. Naveguei um monte, preferi as receitas 🙂 Beijo e sucesso por aí!!!
Lúcia Mattos
7 de novembro de 2018 @ 23:50
Simone,querida obrigada! Em breve vou postar novas receitas e, se quiseres mandar alguma tua eu posto aqui! Beijao!