Cia Rústica cheia de novidades para 2018!
Um dos mais premiados e talentosos grupos da cena teatral gaúcha, a Cia Rústica, prepara-se para um ano de bastante trabalho e muitas novidades.
Turnê com “Cidade Proibida”
Depois de passar por Caxias do Sul e, no último final de semana por Florianópolis, com a mais nova turnê do espetáculo de rua Cidade Proibida, a Cia Rústica tem apresentações e oficinas programadas para Pelotas na primeira quinzena de abril através do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.
Maratona de espetáculos no Teatro São Pedro e interior do RS
Depois dessa turnê, o grupo volta a Porto Alegre e no final de abril, de 27 a 29, vai ocupar o Theatro São Pedro. Lá vai oferecer oficinas e apresentações de Cidade Proibida, Fala do Silêncio (que foi Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo 2017) e O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só. Ainda em abril, Fala do Silêncio será exibido em diversas cidades do interior do estado em um circuito de apresentações promovido pelo SESC.
Estreia de “Tremor”
Em maio a Cia Rústica traz sua primeira novidade para este 2018: a estreia da primeira montagem gaúcha para a peça da dramaturga alemã Maria Milisavljevic. “Tremor” é um retrato dos dias de hoje num cenário inspirado nos anos 80, com paredes grafitadas, música pop e paisagens caóticas de violência e miséria. A peça, com direção de Patricia Fagundes, celebra a teatralidade. Uma atriz e dois atores vão conduzindo a jornada, acompanhados por uma DJ em cena. A novidade é que a a própria diretora fará participações no espetáculo, através de áudios e em cena, no palco.
Os ensaios já começaram. Além de Patrícia, o elenco tem Priscilla Colombi, Evandro Soldatelli, Lauro Fagundes e DJ Vigo (Virgínia Gigolini). Rodrigo Shalako é responsável pela cenografia, Marco Rodrigues pelas coreografias e preparação corporal e Ander Bellotto pela assistência de direção.
“Tremor” estreia nos dias 17 e 18 de maio, no Teatro do Instituto Goethe. A segunda temporada será de 15 de junho a 1o. de julho no mesmo local. A Cia Rústica foi vencedora do Projeto Transit, do Instituto Goethe de Porto Alegre. E o bacana é que o edital do concurso prevê a montagem do mesmo texto por outro diretor, Lucca Simas. A ideia é justamente mostrar as diferentes possibilidades de encenação da obra.
“Pecados Rasgados”, o novo solo de Heinz Limaverde
“Pecados Rasgados” ainda não tem data de estreia, assim como “Boca do Mundo”, nova peça do ator e diretor Carlos Mödinger , que vai abordar temas extremamente atuais como identidade e migrações, outro projeto da trupe para este ano.
A Cia Rústica
Desde 2003 quando foi criada, a Cia Rústica já levou aos palcos espetáculos de sucesso, em várias cidades brasileiras, como a trilogia Em Busca de Shakespeare, composta pelas encantadoras montagens A Megera Domada (2008), Sonho de uma Noite de Verão (2006) e Macbeth (2004). O grupo encenou ainda Clube do Fracasso (2010), O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só, (2011), Natalício Cavalo (2013) e Fala do Silêncio (2017). Além de espetáculos de sala, o grupo desenvolve um projeto de teatro de rua e intervenção urbana, composto por Desvios em Trânsito (2010), Cidade Proibida (2013) e Feito Criança (2015).
O certo é que a Cia Rústica vai lotar os teatros neste ano com sua equipe talentosa e sua linguagem contemporânea e popular que encantam muita gente e criam muitos fãs, como eu. Estamos ansiosos e estaremos todos lá, na primeira fila, torcendo e aplaudindo.