Minha geleia de damasco para o Natal
Adoro fazer geleias na Ceia de Natal. Criei esse hábito porque é fácil, bonito e muito saboroso. Um excelente acompanhamento para o peru e para o tradicional almoço das “sobras” do dia seguinte. Já fiz geleia de morango, de frutas vermelhas, mas esta, de damascos frescos, é minha preferida.
No Natal de 2015 fui ao Armazém Gallas, em Gramado, lugar ótimo onde sempre me abasteço para as ceias (passamos o Natal em Gramado há 9 anos) e vi que tinham damascos frescos. Me surpreendi porque nunca tinha visto a fruta fresca. Linda, perfumada e suculenta! Comprei e fui atras de uma receita…. não tinha! Na internet e nos livros, só havia receita de geleia com damascos secos. Então resolvi usar minha criatividade. Fui testando, experimentando, e deu certo. E é muito simples de fazer.
Você vai precisar de:
– 2 xícaras de chá de damascos frescos bem picadinhos ( se não achar a fruta fresca use apenas as 2 xícaras de damascos secos mas a geleia não ficará tão cremosa)
– 10 damascos secos picados
– 1 xícara de chá de suco de laranja
– 3 xícaras de chá de água
– 1 canela em rama
– 1 laranja espremida
– Gengibre ralado
– 4 colheres de sopa de açucar
Para preparar:
– Numa tábua, pique bem os damascos frescos e secos em cubinhos. Transfira tudo para uma panela média.
– Adicione à panela o suco de laranja, a água e a canela em rama. Misture e leve ao fogo médio até ferver sempre mexendo.
– Depois que levantar fervura, esprema uma laranja inteira dentro da panela e coloque o açúcar. Misture bem.
– Deixe a panela semitampada, mexendo de vez em quando. Cozinhe por aproximadamente de 1h30 a 2h, mexendo sempre e pressionando os damascos com as costas de uma colher para que se desmanchem totalmente.
– Regule o açucar e deixe fervendo até engrossar.
– Desligue o fogo e amasse um pouco mais os damascos. Tire as ramas de canela e acrescente um toque de gengibre ralado.
– Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro bem bonito e sirva frio na hora da ceia.
Meu cuscuz marroquino de Natal! - Lúcia Mattos
24 de dezembro de 2017 @ 18:26
[…] de uma geleia feita em casa (a minha preferida é a geleia de damascos frescos, cuja receita tu podes conferir aqui), uma quiche, um tender (que minha sogra não abre mão), uma salada de pepino japonês que só […]