Por um final de semana bem doce com meu purê de maçãs!
Nesta sexta-feira, ao revisar a geladeira para o final de semana, me dei conta que tinha um saco quase inteiro de maçãs que estavam prestes a vencer! Fiquei pensando em como aproveitar a fruta e evitar o desperdício… Fui direto na receita de torta de maçãs com ricota que adoramos por aqui, mas me dei conta que nao tinha ricota em casa e desisti… Corri pra internet atrás de uma dica e achei uma que parecia simples: purê de maçãs!
Gosto bastante, principalmente o purê de maçãs que vem dentro do Apfelstrudel da dona Marlene, a proprietária do melhor restaurante da serra gaúcha, o Colina Verde, de Nova Petrópolis (se você ainda não conhece, não sei o que está fazendo que ainda não programou uma ida lá….). Fui conferir os ingredientes e… de novo! Nao tinha nem metade dos produtos em casa …. Então resolvi criar eu mesma o meu purê de maçãs. Botei a cabeça pra funcionar e lembrei das receitas de geleias caseiras que adoro fazer no Natal. Fiz uma adaptação aqui, outra ali e pronto. Em 30 minutos estava prontomeu purê de maçãs!
E vou dizer, sem falta modéstia: nem eu acreditei que ficou tão bom! Um sabor incrível! Leve e com um toque cítrico! Ótimo tanto frio como quente, o que me levou a imaginar ele servindo de acompanhamento de vários pratos: carne de porco, pato, no recheio de um crepe, com sorvete… fiquei imaginando ele acompanhado de uma nata batida, bem suave, como aquela que acompanha o delicioso apfelstrudel da dona Marlene… olha eu aqui eu de novo lembrando dessa maravilha!
Bem, você usa como quiser, mas não deixe de experimentar porque é uma receita fácil e fica uma delícia!
Você vai precisar de:
– 6 maçãs (eu usei gala)
– 1 e 1/2 xícara de água
– 3 colheres de sopa de açucar
– 2 paus de canela
– cravos da Índia
– suco de um limão taiti
O preparo:
– Descasque e pique as maçãs grosseiramente.
– coloque numa panela com a água, os paus de canela, os cravos da Índia e o açúcar.
– deixe cozinhar por uns 10 minutos. Depois acrescente o suco de limão e deixe cozinhar em fogo médio por mais 10 minutos, com a panela tampada e mexendo de vez em quando. Se observar que está secando, pode por mais água.
– desligue o fogo e com o purê ainda quante, tire a canela e os carvos da Índia e o excesso de água e esmague as maçãs com um garfo ou bata no mixer.
– pode ser servido frio, como doce, acompanhando um sorvete ou quente com carnes e panquecas.
Depois que eu ja tinha feito que lembrei que poderia ter experimentado colocar umas gotinhas de água de laranjeira da Al Wadi, um produto libanês super aromático servido com chás em restaurantes árabes. Eu tenho em casa e acho muito versátil, uso em varias coisas e dá um aroma especial. Da próxima vez que fizer purê de maçãs vou experimentar acrescentar um pouco e conto pra vocês como ficou. ?
Vera Maria Spiess Moreira
29 de junho de 2018 @ 16:10
Adorei essa receita, vou fazer. Eu tbém sou dona de abrir a geladeira e espiar o que tenho lá dentro prestes a estragar, ou sobras de refeições, pra criar alguma coisa boa 🙂 Valeu, Lúcia!