Spaghetti com camarão, tomate-cereja e rúculas
Adoro fazer este prato no verão. É leve e saboroso e muito fácil de fazer!
Para servir 4 pessoas, tu vais precisar de:
– 500 g camarão cru, limpos e lavados (compre sempre o camarão cru – aquele cinza, de um tamanho médio e limpe bem cortando a cabeça)
– 200 g de tomate-cereja cortados ao meio
– Dois tomates maduros picadinhos
– páprica picante
– 1 cebola média picada
– 2 dentes de alho picados
– Azeite de oliva
– Vinho branco seco
Para preparar:
– Tempere os camarões com sal, limão e mix de pimentas (em casa eu faço um mix com pimentas rosa, branca, preta e da Jamaica). Moer na hora faz toda a diferença!
– Em uma frigideira já aquecida, coloque o azeite de oliva e grelhe os camarões dos dois lados até ficarem levemente rosados. Essa parte do preparo é a mais importante! É preciso ter paciência e grelhar os camarões aos poucos para poder controlar e nao passar do ponto. No máximo 3 minutos e tirar da panela para não ficarem borrachudos.
– Depois que todos os camarões estiverem grelhados e reservados numa tijela, use a mesma frigideira (inclusive com o caldinho, que sobrou dos camarões grelhados) para refogar o alho, depois a cebola, e por último os tomates picados.
– Coloque um pouco do vinho branco (eu coloco um cálice médio) e deixar evaporar.
– Acrescente sal e regule. Ponha uma pitada de páprica picante pra dar um vermelinho e os tomates-cereja e o camarão grelhado de volta na panela.
– Imediatamente coloque o spaghetti (que você já cozinhou e deixou al dente ) na mesma frigideira do molho e misture por um ou dois minutos para o spaghetti cozinhar mais um pouco.
– Sirva em seguida colocando rúculas bem frescas no prato e misturando com o spaghetti. Tu podes por as rúculas na panela e misturar, mas elas perdem o verde vibrante e o frescor rapidamente entao eu prefiro colocar no prato de cada convidado na hora de servir.